terça-feira, 30 de novembro de 2010

Divulgação de blog's!

Olá Catequistas! Hoje queremos divulgar nossos companheiros de Blog! Olha quanta gente já está aderindo a essa ferramenta tecnológica para que possamos aumentar nossos laços de comunicação!

Quem esteve presente na Reunião de Coordenadores no dia 28/11, pode prestigiar o carisma da Lucélia Clarindo com suas histórinhas que cativaram a todas. Para saber mais, estamos dispondo o link do seu blog para que continuem acompanhando o seu belo trabalho: http://bandodaleitura.blogspot.com/ . Obrigada Lucélia, mais uma vez, por estar conosco neste domingo contagiando as Catequistas!

A Capela da Gruta: Nossa Senhora de Lourdes, pertencente à Paróquia Espírito Santo deixou um recado para divulgar o seu blog: http://catequistasdagrutapg.blogspot.com/
Assim, vocês também podem ficar por dentro das notícias da Capela Nossa Senhora de Lourdes!
Um grande abraço à Gisele pela iniciativa!

Através do blog: http://capelaaparecidapg.blogspot.com/ você pode acompanhar os serviços e eventos da Capela Nossa Senhora Aparecida, desenvolvido pelo catequista Jackson Eidam.

A Capela Santa Luzia também já faz parte dos blog's há algum tempo! Fica aqui o link para que possam compartilhar as suas notícias: http://capelasantaluziapg.blogspot.com/
Um abraço à Simone, que é a responsável pelo blog, e que agora é a nova coordenadora de um dos setores da Paróquia São Pedro.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Cipa) pode ser consultada através do blog: http://pnsfpg.blogspot.com/ 

Se você também quer divulgar o seu blog, site, ou evento, deixe um recado em nosso Mural ou envie pelo email: catequesepg@hotmail.com

Abraços a todos!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pautas de Planejamento para Catequese 2011

Bom dia Catequistas!

Estamos colocando no blog os materiais utilizados na Reunião de Planejamento da Catequese 2011 para download. (Clique para fazer o download!)

Orientações Diocesanas para Unidade da Catequese 2011

Planejamento com coordenadores de Catequese

Em breve estaremos colocando os demais arquivos conforme combinado na Reunião!

Um abraço e uma ótima semana a todos!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atenção Coordenadores de Catequese

Para aqueles que já fizeram suas encomendas no Centro Diocesano de Catequese, os manuais já estão disponíveis para entrega.
O horário de atendimento é:
Manhã: 09:00h às 11h:30min
Tarde: 13h:30min às 17:30min

Obrigada!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reunião de Planejamento Diocesano para Catequese 2011

Atenção Coordenadoras da Catequese:

Encontro para Planejamento da Catequese Diocesana:

Dia: 28 de Novembro
Local: Centro Bíblico Regnum Dei
Horário: 9:00 às 17:00h
Investimento: R$ 25,00
Participantes: Coordenador Paroquial e mais 2 coordenadores de capela!
Inscrições feitas na hora.

A catequese é uma atividade da Igreja e, portanto, é de extrema importância participarmos das linhas de ação que serão dadas para os trabalhos paroquiais em comunhão.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Iniciação Cristã - Uma necessidade religiosa, mas também antropológica! - Parte 5

Continuando nossos estudos do Livro Iniciação à Vida Cristã, para que alguém possa "tornar-se" algo novo é necessário que ela passe por um processo de iniciação que envolve mais do que apenas conhecer idéias. Esta pessoa que vai emergir como seguidora de um caminho se compromete com seu conhecimento, suas emoções, opções de vida e suas escolhas. "Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva" (Papa Bento XVI).
Para entrar em um novo projeto de vida, há um processo de passos sucessivos de aproximação. Religiões fazem isso num processo que combina a vivência, o conhecimento e a celebração. Além da pessoa aprender, ela se deixa envolver pelo clima do mistério e age de outro modo no campo pessoal, comunitário e social, alegremente comprometida com um projeto de vida envolvido pelo amor de Deus. Isso é realizado por meio de ritos, símbolos, celebrações, que fazem parte da história humana em todos os tempos e lugares.
Para se sentir integrante de uma comunidade, a pessoa precisa estar imersa no sentido de vida que caracateriza essa pertença. A busca do novo projeto de vida porde nascer devido a alguma situação difícil ou vazio existencial. E a Iniciação Cristã tem muito a oferecer quando alguém está vivendo uma crise ou uma insegurança. Para que isso ocorra, é preciso que a pessoa se sinta apoiada pela comunidade acolhedora em todo processo!

E você, catequista... Quer fazer parte deste processo?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Semana Bíblico-Catequética - Novas Fotos!

Da esquerda para a direita: Adriana, Sônia e Maria - Catequistas de Irati, participantes da Semana Bíblico-Catequética


A Semana Bíblico-Catequética atraiu também algumas catequistas de Irati que se deslocaram de lá para participar do evento todos os dias com muita disposição e alegria!
Para Maria Vicente essa jornada não foi cansativa. "Aprendi bastante. Entendi como interpretar a Iniciação à Vida Cristã. Esta semana deu forças para que não desanimemos em nossa caminhada. Em uma palavra, definiria como Reveladora. Foi muito gratificante poder participar desta Semana!".
Adriana Padilha também caminhou conosco e deixou seu recado: " Foi bem interessante para mim. Já participo da Escola Catequética, a qual é muito produtiva, portanto esta Semana veio complementar meus estudos. Foi um desafio deixar a família durante este período, porém o que aprendemos é de grande valia e vamos utilizar em nossa catequese, em nossa vida. Serviu também para aumentar a nossa fé! Em uma palavra: Amor!".
E a Sônia Zanlorensi, (na foto, meio) última entrevistada de Irati, comentou que foi muito boa a semana: "Ela nos deu garra para continuar. É uma grande responsabilidade para nós. Em uma palavra: Regar! Foi a água para regar a nossa plantinha, pois às vezes nos sentimos com a fé meio murcha!!!"


Agradecemos a participação da catequistas de Irati!
Um grande abraço a todas!


Confira as novas fotos enviadas da Semana Bíblico-Catequética em nossa galeria de fotos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Iniciação à Vida Cristã... Por quê? (Parte 5)

Grandes figuras da Igreja acabaram por descobrir tarde a proposta de Jesus, como Santo Agostinho e Charles de Foucauld. Porém, isso pode ter contribuído para que eles experimentassem de uma entrega mais intensa e que de fato, tivessem consciência do vazio que é deixado devido à busca de outras coisas. Todos nós procuramos por Deus. Mas há pessoas que não mais O procuram se deixando levar pelo materialismo, imediatismo e por uma sociedade que valoriza outras conquistas. Estas pessoas poderão redescobrir essa necessidade básica, bem humana, de buscar qual é a fonte do mistério da sua própria existência. Aliás, todo ser humano vive buscando respostas sobre a sua própria vida ou sobre si mesmo (Quem sou eu? Por que estou aqui?). E a pessoa pode ser envolvida por muitas respostas que escondem essa busca, ou levem a caminhos perigosos e alienantes.
Segundo João Paulo II, na carta Fides et Ratio, essa necessidade de respostas é da própria natureza humana: "Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar à verdade plena sobre si próprio".
Quem chega à idade adulta sem obter essas respostas, estando ainda com dúvidas, precisa de um verdadeiro mergulho no mistério, com experiências profundas de diversas dimensões da vida cristã. Afinal, traz consigo toda uma vida, carregada de experiências, alegrias e decepções. Esse contato profundo não se realiza com um cursinho rápido ou uma catequese isolada, pois é uma adesão consciente de um Projeto de Vida.
Atualmente, muitas pessoas se sentem à vontade de dizer que não têm religião, ou ainda, que consideram insuficiente sua pertença eclesial. Alguns estão ligados perifericamente à Igreja, participando às vezes, ou se relacionando com católicos por trabalho, amizade e outros fatores. Outros se encontram mais afastados, com lembranças ruins de uma tentativa de aproximação, porém com anseios que poderiam ser supridos na Boa Nova se vivenciada conscientemente e com alegria.
É preciso evangelizar os adultos pois, aqueles que cresceram sem saber direito quais são as respostas para suas indagações precisam de um processo bem vivido de iniciação, a fim de compreenderem de fato qual é a fonte da sua existência.

CATEQUISTAS
Vocês acham fácil atrair os adultos e convencê-los a mergulhar neste mistério? Fazer com que eles compreendam o significado da sua existência? Considerando que estes se encontram indecisos, com dúvidas e questionamentos sobre si mesmos. Deixe sua opinião, postando um comentário, clicando em: Comentários, logo abaixo!

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas