quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ficha para Acompanhamento da Presença de Catequizandos


Catequistas
Clique na Figura para Baixar a Ficha de Acompanhamento

Esta é uma sugestão de Ficha para Acompanhamento da Presença de nossos catequizandos nos encontros.
É importante pronunciarmos o nome deles no início dos encontros, sem chamá-los por números. 
É bastante catequético lembrá-los no início dos encontros que Deus nos conhece e nos chama pelo nome. 
Nosso nome é sagrado ele foi pronunciado no dia de nosso batismo e será através dele que Deus nos chamará para participarmos da Salvação e do céu!
Evitemos associar este gesto com uma chamada escolar. Usemos de nossa criatividade para que nossos catequizandos despertem pelo gosto à catequese retirando a imagem de que se sintam na obrigação de conhecer e amar a Deus!

Pe. Clayton

segunda-feira, 21 de maio de 2012

1ª Etapa da Escola Catequética São Mateus

Aconteceu entre os dias 19 e 20 de maio a 1ª. Etapa da Escola Catequética São Mateus. No nome da Escola - que tem como patrono o Evangelista São Mateus - podemos perceber e compreender um pouco de sua mística: tornar-se "amigos de Deus", tornar-se "aquele que Deus ofereceu". (Mah: oferta, unido / Theos: Deus). O catequista é um amigo de Deus e faz amigos de Deus, ele também é dom, é oferta de Deus para a Comunidade. A Escola não apenas oferece ensinamento, mas proporciona experiência, convivência, partilha. No Evangelho de Mateus percebemos que através da escuta e vivência da Palavra que Deus dirige Ele forma o discípulo para anunciá-la e vive-la em fraternidade, assim também é a mística e o caminho da Escola Catequética São Mateus. A Escola terá 6 etapas, nesta foram abordados assuntos da dimensão do SER (Pessoa, imagem e semelhança de Deus, Vontade, inteligência e liberdade como faculdades da alma), do SABER (Como foi constituída a Bíblia, contexto no qual ela surge, chaves de leitura da Palavra) e ainda tema referente ao SABER FAZER (O papel da catequese dentro da Evangelização da Igreja - natureza, finalidade tarefas da catequese). Um conteúdo rico que foi dinamizado pelas vivências, partilhas e celebrações características da Escola Catequética São Mateus. Parabéns a todos que participaram e também aos que de alguma forma contribuíram para realização desta Etapa.

 Pe. Clayton

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Congresso

Catequistas! O congresso está se aproximando! Estão preparadas!? Em breve postaremos algumas novidades! Abraços a todos(as)!

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas