Catequese 2016

Orientações para Catequese 2016.
Com alegria concluímos a coleção sementes!
Depois de vários anos atualizando os manuais de catequese da diocese de Ponta Grossa, nesse ano, foi publicado o manual do 5º tempo (Sementes de participação), integrando a coleção dos cinco volumes. Obrigado a todos que colaboraram de todas as formas nessa missão! Deus os abençoe e os recompense pela dedicação para a elaboração desse itinerário com inspiração catecumenal. Com alegria, podemos afirmar que nossa diocese possui um melhores subsídios para os catequistas e catequizandos no processo de iniciação a vida cristã!


Deus abençoe também a todos os catequistas que rezaram para que essa obra fosse concluída! Esperamos que esse material possa fundamentar a catequese das nossas paróquias auxiliando no processo de formação do discípulo missionário!!


Manuais de Iniciação da Coleção Sementes:

Adicionar legenda
Eles são roteiros que auxiliam no itinerário educativo, que vai além da simples transmissão de conteúdos doutrinais. Os Manuais oferecem um processo participativo que proporciona o acesso progressivo à Sagrada Escritura, à Liturgia, à doutrina e à vida da Comunidade, por isso devem ser usados em toda a Diocese. 
Desenvolvidos considerando a realidade de nossa Diocese, tem uma metodologia que contempla os 4 pilares fundamentais para a Educação da Fé:
1 - CRER: apresentam a Revelação;
2 - CELEBRAR: ensinam celebrar a fé pela Liturgia e os Sacramentos;
3 - VIVER: convidam a vivência da fé pelos Mandamentos e as Bem-Aventuranças;
4 - REZAR: para manterem a fé e a esperança ativas, através dos compromissos filiais e fraternos da Oração do Pai Nosso.
O uso dos manuais pode ser enriquecido com outros subsídios, mas não substituídos ou abolidos. Os Manuais possuem uma pedagogia adequada referente à psicologia das idades em vista daqueles que recebem os conteúdos. 

Idade para ingresso na Catequese:
A consenso dos Sacerdotes, a idade para ingressar na catequese ficou definida como sendo de 8 anos completos até 31 de dezembro do ano anterior ao ingresso, ou seja, a criança completará 9 anos durante a 1ª Fase. Considerou-se a psicologia da idade conveniente para o aprendizado, para assimilar os conteúdos, a maturidade para inserção na Comunidade  e a consciência para recepção dos Sacramentos: Confissão, Eucaristia e Crisma. Consideremos que a catequese deve começar no ventre materno e no ambiente de uma família cristã, no qual os pais são catequistas insubstituíveis de seus filhos, e a Igreja os auxilia nesta tarefa de transmissão da fé. 

Iniciação com Adultos:
Para ingressar neste processo de inserção da pessoa no Mistério da Comunidade Cristã, é preciso ter completado 16 anos. O conteúdo destas catequeses é primeiramente antropológico, considera os valores que trazem, ajudando a cristianizá-los através da reflexão sobre o Querigma, fundamentando a fé com o Símbolo Apostólico, ensinando a vida de oração através do projeto de vida contido no Pai Nosso. A Iniciação Cristã de Adultos possibilita instrução da fé e inserção na Comunidade alternando as catequeses com os Ritos litúrgicos propostos no RICA, convém salientar que estas catequeses visam o Encontro pessoal com o Ressuscitado e a inserção da pessoa na vida da Comunidade e não apenas uma sacramentalização dissociada da vivência da fé. Por isso, o período para Iniciação Cristã com Adultos precisa ser desenvolvido ao longo de 1 ano para criar laços de convivência com a vida da Comunidade na qual encontrará forças para a transformação do ambiente onde atua.

Tema para Catequese com Adultos: Inserção na Comunidade e Vivência da Fé
Material: Catecismo da Igreja Católica
Etapas:
1ª) CREIO: Para repassar o Conhecimento da fé;
2ª) LITURGIA E SACRAMENTOS: Afim da Inserção na Comunidade;
3ª) MANDAMENTOS: Com enfoque na Vivência da Fé;
4ª) ORAÇÃO: Perseverança.

Data de início da Catequese:
Depende do Planejamento Paroquial da Catequese, portanto, esta decisão compete a cada Pároco juntamente com a Coordenação Paroquial de Catequese.

Outros casos:
Devem ser resolvidos em consenso entre o sacerdote e a coordenação paroquial de catequese utilizando-se de bom senso, zelo pastoral e cuidado para que o bem espiritual e a inserção sejam o objetivo da ação catequética.

Pedimos a todos que observem com muita atenção e zelo estas orientações, pois são fruto de estudo e da Comunhão entre o Clero e o Sr. Bispo. Ainda que sejamos muitas Comunidades, precisamos caminhar como uma Igreja Diocesana.

Com desejo de que a catequese seja sempre mais um encontro vivo com o Ressuscitado, 
Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas