quarta-feira, 29 de setembro de 2010

III Mostra Teológica é realizada na Comunidade N. Sra. Aparecida em Ponta Grossa

Nos dias 25 e 26 de setembro, foi realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Paróquia N. Sra. Auxiliadora), em Ponta Grossa, a III Mostra Teológica, recebendo a visita de mais de 300 pessoas. A coordenação da catequese da comunidade juntamente com suas catequistas prepararam este momento tão especial com o propósito de apresentar diversos temas relacionados à fé católica, sendo estes divididos de acordo com a idade dos catequizandos, bem como, com os conteúdos de cada fase da catequese. Os catequizandos foram os protagonistas do evento! Envolveram-se na busca de temas, seleção dos materiais e em toda etapa de elaboração. E, no dia da exposição, repassaram o conteúdo a todos os visitantes com muita segurança e domínio.
"Sucesso como sua edição anterior em 2007, nesta Mostra podemos observar o ardor missionário brotando do coraçãozinho de nossas crianças e adolescentes com muito mais amor e conhecimento", comenta Jackson R. Eidam, catequista e um dos organizadores do evento.
Os temas apresentados foram:
1ª fase A: Gênesis: a crianção do mundo;
1ª fase B: Dom Bosco e a família Salesiana;
2ª fase: Padroeiros de nossa Paróquia;
3ª fase: Paramentos Litúrgicos;
4ª fase A: Vocações;
4ª fase B: Os mandamentos do amor;
5ª fase: Dons e frutos do Espírito Santo


"Neste ano mais uma vez ministro catequese à turma de 4ª fase, adolescentes de 12 anos em média. Como é da idade, vejo que cada vez mais a adolescência se afasta da doutrina da Igreja, bem como deixam o ardor missionário de lado inúmeras vezes. Mas nessas horas lembro minha catequista dos tempos de menino, Srª Vicência (paróquia N. S. do Pilar) que nunca desanimou e ainda continua firme na caminhada" - Jackson R. Eidam.
Segundo ele, este ano trabalharam o tema sofrido pelo Pe. José Rauber, SDB: Os mandamentos do amor, a partir da visão da parábola do Bom Samaritano. "No mesmo dia da Mostra alguns catequizandos procuraram nossa coordenadora dos Coroinhas para dar seu nome com o interesse de também participar da pastoral, outros se animaram em participar tanto da parte espiritual como artística da festa de nossa padroeira neste ano" - comentou.
Jackson comenta que podem-se destacar 2 turmas: a primeira, com o catequista Fernando, cujo tema apresentado foi: Gênesis e a criação do mundo, sendo que as crianças criaram maquetes e estavam muito animadas apresentando ao padre da paróquia (Pe. Woldinei, SDB). A segunda: turma do catequista Sílvio, que ministraram o tema Vocações com muito entusiasmo, apresentando um pequeno teatro de hora em hora.
"Semeamos, e agora esperamos pelos frutos a serem colhidos, com a certeza de termos animado nossa comunidade, não com nosso trabalho, como pastoral, mas com nossas crianças, pois os comentários pelos membros de nossa comunidade estão sendo mais que gratificantes. Fé e força a todos os amigos e amigas de Pastoral e fica aqui também o desafio a realizarem várias Mostras Teológicas em suas comunidades e paróquias" - Jackson, catequista da comunidade N. Sra. Aparecida (31 de Março).
Os catequistas perceberam o grande comprometimento dos catequizandos com o evento, e ainda, constataram que a absorção dos conteúdos foi superior ao método tradicional de acompanhamento em sala.
Queremos parabenizar toda coordenação da catequese, às catequistas e os catequizandos pela iniciativa, disponibilidade, criatividade e realização deste evento tão bonito a fim de evangelizar e transmitir a fé a todas as pessoas com muito carinho.
Parabéns!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas