terça-feira, 15 de março de 2011

Cruz da Iniciação: Sinal da nossa Fé


Continuando nossas pistas sobre o entendimento do Símbolo da Cruz da Iniciação, temos já claro que a Cruz é sinal da vitória de Deus e a entrega de Jesus gera a vida. 
A Cruz é sinal da nossa fé que é Cristocêntrica, pois foi revelada plenamente em Cristo. Ela é Una porque cremos em um só Deus, mas nossa fé também é Trinitária porque o nosso Deus vive uma relação de comunhão em 3 pessoas e Dele somos imagem para vivermos assim. Nossa fé é Pascal porque o Crucificado foi ressuscitado pelo Pai, vitorioso sobre o sofrimento e a morte nos comunicou seu Espírito, dando-nos acesso à Vida da Trindade. Nossa fé é Eclesial porque a recebemos pela ação missionário-evangelizadora e sacramental da Comunidade-Igreja. Nossa fé está apoiada na herança da força da Ressurreição e é Apostólica. O dom da nossa fé deve nos encher de força e esperança para que tenhamos ações concretas capazes de uma fé apostólica, Transformadora, devemos testemunhar nossa fé fazendo da nossa vida o que Cristo fez da Dele, a fé é Dom de Deus, mas também é resposta do homem. 
A Cruz da Iniciação apresenta a fé Apostólica na experiência do Ressuscitado. Nele estamos ligados como ramos de videira, Ele é o "lugar" do nosso Encontro pessoal com Deus. Jesus sacia a sede do coração humano, por isso, " inspirados no processo do Catecumenato", somos chamados a conduzir as pessoas bem para dentro (Iniciação) do Mistério que é o Cristo em nós, vivo em meio a nós (Cl 2, 7), através da experiência de nossa fé na presença viva Dele na Palavra, na Vida Sacramental e na Comunidade.

Na próxima postagem você verá propostas para ação com o Símbolo da Iniciação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas