segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Iniciação à Vida Cristã: uma Inspiração Catecumenal


A Iniciação à Vida Cristã é uma resposta aos desafios vivenciados atualmente, porém, não é um assunto novo na Igreja. Vem desde as origens do cristianismo, sendo estruturada nos séculos III ao V com o Catecumenato. E vocês sabem o que é Catecumenato?
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (C18.1, §1248), o catecumenato corresponde à formação dos catecúmenos. Tem a finalidade de permitir que eles levem a conversão e a fé à maturidade, em resposta à iniciativa divina e em união com a comunidade eclesial. Ou seja, é uma formação à vida cristã integral, pela qual os discípulos são unidos a Cristo.
É por isso que os catecúmenos devem ser iniciados nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangelizadora. Como fariam isso? Por meio de ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus. A Igreja envolve os catecúmenos com seu amor, cercando-os de seus cuidados.
Porém com o tempo, este processo foi se limitando à preparação dos Sacramentos da Iniciação Cristã, ou seja, foi se resumindo em: Batismo, Eucaristia e Confirmação. Paralelo a isso, surge um pluralismo religioso, dando margem ao crescente número de pessoas não batizadas e não evangelizadas.
Assim, a Igreja percebe a necessidade de mudar essa visão, inspirando-se no Catecumenato e buscando novas formas de compreender e colocar em prática a verdadeira Iniciação à Vida Cristã. Não apenas mantendo a tradicional preparação aos sacramentos, com um novo rótulo, sem mudanças. ´
Trata-se de RETOMAR A GRANDE PRÁTICA DA INICIAÇÃO CRISTÃ como PROCESSO PROFUNDO DE MERGULHO NA VIDA CRISTÃ.
O que vocês, como catequistas e que têm grande influência neste processo, acham dessa prática?
Vocês se sentem preparadas para ser instrumentos e inserirem os catequizandos na Vida Cristã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas