terça-feira, 16 de novembro de 2010

Iniciação Cristã - Uma necessidade religiosa, mas também antropológica! - Parte 5

Continuando nossos estudos do Livro Iniciação à Vida Cristã, para que alguém possa "tornar-se" algo novo é necessário que ela passe por um processo de iniciação que envolve mais do que apenas conhecer idéias. Esta pessoa que vai emergir como seguidora de um caminho se compromete com seu conhecimento, suas emoções, opções de vida e suas escolhas. "Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva" (Papa Bento XVI).
Para entrar em um novo projeto de vida, há um processo de passos sucessivos de aproximação. Religiões fazem isso num processo que combina a vivência, o conhecimento e a celebração. Além da pessoa aprender, ela se deixa envolver pelo clima do mistério e age de outro modo no campo pessoal, comunitário e social, alegremente comprometida com um projeto de vida envolvido pelo amor de Deus. Isso é realizado por meio de ritos, símbolos, celebrações, que fazem parte da história humana em todos os tempos e lugares.
Para se sentir integrante de uma comunidade, a pessoa precisa estar imersa no sentido de vida que caracateriza essa pertença. A busca do novo projeto de vida porde nascer devido a alguma situação difícil ou vazio existencial. E a Iniciação Cristã tem muito a oferecer quando alguém está vivendo uma crise ou uma insegurança. Para que isso ocorra, é preciso que a pessoa se sinta apoiada pela comunidade acolhedora em todo processo!

E você, catequista... Quer fazer parte deste processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas