quinta-feira, 10 de março de 2011

Abertura do Ano de Sensibilização sobre Iniciação à Vida Cristã


No dia 20 de fevereiro, na Catedral de Ponta Grossa, aconteceu a Abertura do Ano de Sensibilização sobre Iniciação à Vida Cristã. Participaram 1.387 catequistas de todas as Paróquias da Diocese, que tiveram oportunidade de refletir sobre o "Estudo 97" da CNBB conhecendo o teor desta proposta que a Igreja vem sugerindo em seus Documentos.
Pela manhã foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pela riqueza das atividades realizadas em 2010 e oferecendo o Início das Ações Catequéticas de 2011. O assessor Carlos Aplewicz apresentou uma leitura dinamizada do 1º Capítulo fazendo perceber que o homem carrega uma sede de Deus em seu coração. Ainda no período da manhã, Padre Clayton, valendo-se do 2º Capítulo, explanou que a resposta de Deus para sede do homem é Jesus Cristo, Verbo encarnado que anunciou o "Mistério do Reino" por ações e palavras. O encontro pessoal com Ele é capaz de renovar o homem e sua ação cristã. Hoje este encontro pode acontecer através da Voz da Palavra (Revelação), através do Rosto da Palavra (Jesus), na Casa da Palavra (Igreja) e nos Caminhos da Palavra (Missão).
Encerrando a manhã, os catequistas fizeram esta experiência de encontro pessoal com o Mistério de Cristo Vivo na Palavra através da Leitura Orante.
Depois da bonita partilha realizada no almoço, Ir. Flávia e Pe. Clayton retomaram o estudo através de uma apresentação dinamizada dos Capítulos 3 a 5 mostrando o conteúdo catequético, os elementos, as bênçãos, ritos e as celebrações litúrgicas que fazem parte do Processo do Catecumenato, para que os catequistas pudessem compreender que neste processo 'a Igreja deseja inspirar sua ação catequética'. Pe. Jaime Rossa abençoou o Símbolo da Iniciação à Vida Cristã que foi entregue aos Coordenadores de Catequese dos 8 setores para percorrer a Diocese.

Pe. Clayton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas