terça-feira, 12 de abril de 2011

Iniciação à Vida Cristã - Por quê?


Retomando nossos estudos sobre o Documento 97, estamos agora no 1º Capítulo que trata: Iniciação à Vida Cristã... Por quê? Lembrando que a divisão de capítulos nesse livro foi uma solicitação do Documento de Aparecida que frisava a importância de oferecer uma modalidade de iniciação que marcasse o quepara quem, como e o por quê se realiza. Acrescentou-se ainda um quinto elemento - com quem contamos, onde?.

Muitos, sem saber, estão em busca dessa Beleza
Agostinho descobriu a proposta de Jesus já muito tarde e outras figuras da Igreja também assim o fizeram, como Charles de Foucauld. Porém, isso pode ter contribuído para que depois acontecesse uma entrega mais profunda com conhecimento de causa e consciência do vazio que foi deixado por tantas outras buscas.
Todos nós nos perguntamos e procuramos por Deus. Estamos sempre cheios de dúvidas sobre a vida e também sobre si mesmo. Há alguns que ainda não encontraram suas respostas e outros que se deixaram levar pelo imediatismo ou materialismo. São fugas que escondem essa busca e acabam levando a caminhos alienantes. E, mesmo assim, as dúvidas persistem (por que estamos aqui?, o que a vida exige de nós?, etc).
Na abertura da carta Fides et Ratio (João Paulo II) se referiu a esta necessidade humana e colocou muito bem que: "Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio".
E você catequista? Já passou por um momento de questionamentos em sua vida? Se quiser, pode deixar um comentário abaixo, clicando em comentários!

Continuamos na próxima postagem!
Um grande abraço a todos!

2 comentários:

  1. Deus, o Supremo Criador!
    Certo dia ajoelhei-me diante do altar, deprimido...Invoquei ...apareceram nos dias que sucederam, pessoas que me ajudaram.Foram enviados por Deus. Deus me ouviu.
    Claudio
    claudiofernandomarzo@yahoo.com

    http://www.flickr.com/people/jovenseteatro/

    http://teatrouampg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio!
    Deus sempre está pronto a nos atender em qualquer dificuldade pela qual passamos! Conte sempre com ele!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas