quarta-feira, 11 de maio de 2011

Iniciação Cristã - Por quê? - O homem é Capaz de Deus - Parte 6


"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar" - é assim que o Catecismo da Igreja Católica inicia seu primeiro capítulo afirmando que o Homem é Capaz de Deus!
O adulto que persiste com as indagações e questionamentos sobre a vida, sobre o ser, com as mesmas dúvidas que estudamos na postagem anterior (Parte 5), precisa mais do que uma síntese doutrinal, ou seja, precisa de um mergulho no mistério com uma experiência cada vez mais profunda das diversas dimensões da vida cristã, para poder descobrir sentido na vida, nos relacionamentos e no mistério de Deus. Cursinho rápiod ou uma catequese isolada não é solução, pois não se trata de aprender coisasm, mas sim, aderir a um projeto de vida conscientemente.
Hoje, temos muitos casos de pessoas sem religião, ou que participam esporadicamente, ou ainda, aqueles que ficam longe por tentar aproximação e não ter boas lembranças disso. Os adultos que vão descobrindo, sem saber ao certo, o que seu coração sempre buscou, precisam de um processo bem vivido de iniciação e, a Igreja, em estado permanente de missão, deve responder a esta necessidade.

Uma necessidade religiosa, mas também antropológica

Para se tornar algo novo, é necessário passar por um processo de iniciação com passos sucessivos de aproximação que envolve mais do que conhecer ideias, isto é, há uma mescla de vivência, conhecimento e celebração neste processo. Assim, a pessoa decidida a isso, vai emergir como seguidora de um caminho, se comprometendo com seu conhecimento, emoções, opções de vida e escolhas, ou seja, terá um novo projeto de vida envolvido pelo amor de Deus e a pessoa deverá se sentir apoiada por uma comunidade acolhedora. Isso tudo é realizado por meio de ritos, símbolos e celebrações que fazem parte da história humana em todos os tempos e lugares.  

"...não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva" (Papa Bento XVI)

Você, Catequista, o que acha desse novo projeto de vida envolvido pelo amor de Deus? Você gostaria de fazer esse mergulho no mistério? (Deixe seu comentário, clicando em comentários abaixo)

Um comentário:

  1. Tem um selinho pra vc lá no nosso blog catequesecasaforte.blogspot.com
    Participe!

    ResponderExcluir

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas