sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Semana Bíblico-Catequética 2010



A Semana Bíblico-Catequética está reunindo mais de 300 catequistas de diversas paróquias e capelas de Ponta Grossa, inclusive da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Irati. Todas participando e refletindo dobre a Iniciação à Vida Cristã, sendo o tema muito bem retratado pelo Pe. Carlo, Pe. Clayton e Irmã Flávia, os quais estão apresentando de uma forma bem dinâmica e acessível a todos. A animação é por conta dos seminaristas que fazem as catequistas participarem com grande alegria desta Semana. Para Alair Saraiva, da Capela Dom Bosco, a Semana está sendo ótima e com explicações muito boas: “Acho também que o processo em si vai ser um grande desafio a todos nós, mas que o aceitaremos e repassaremos a todos com muito entusiasmo. Em suma, é uma grande alegria estarmos reunidas com o mesmo objetivo”.
Rosmeri Hitz, catequista da Paróquia São Jorge, acha muito importante essa formação para todas as catequistas. “Aqui podemos esclarecer nossas dúvidas e nos sentimos bem acolhidas por toda equipe da catequese”.

Resumo da Semana Bíblico-Catequética

Disponibilizamos um resumo do Estudo 97 sobre Iniciação à Vida Cristã que foi trabalhado durante toda a Semana Bíblico-Catequética, logo abaixo.




E, segue também, o resumo em slides (Power Point):


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Semana Bíblico-Catequética

Esta semana, no Espaço Cultural, em Ponta Grossa, está acontecendo a Semana Bíblico-Catequética, cujo tema é Iniciação à Vida Cristã.
São 320 catequistas participando e partilhando juntos essa maravilhosa experiência, acolhendo a cada palavra dita pelo Pe. Carlo (palestrante destes 2 primeiros dias) em seu coração!
Em breve estaremos postando as fotos e algumas entrevistas com as catequistas participantes!

Uma boa Semana a todos!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Iniciação à Vida Cristã - Introdução


Como estamos vendo em nossos estudos sobre a Iniciação à Vida Cristã, percebemos que ela não está pautada em ser apenas uma preparação para receber os sacramentos, mas sim, voltada ao processo e à dinâmica pelas quais iremos de fato tornar-se cristãos, sendo que isso vai além da catequese (período em que temos um aprofundamento maior, é o caminho para o discipulado). Por isso, a Igreja está se empenhando para resgatar o processo catecumenal que provocou grandes resultados de evangelização nos primeiros séculos!
Os catequistas têm um papel importantíssimo e insubstituível neste processo. Porém, não só a eles está incumbida esta missão. Pais, padrinhos, introdutores, liturgistas, ministérios ordenados, enfim, toda a comunidade está convocada a participar deste lindo caminho!

CATEQUISTAS
Vocês aceitam este desafio? Como formar discípulos-missionários de Jesus?
(Participem deixando suas opiniões postando um comentário clicando abaixo em Comentários)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida!


A história da padroeira do Brasil se inicia em meados de 1717, quando chega em Guaratinguetá a notícia que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais. Para proporcionar uma bela recepção, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul em busca do melhor peixe. Depois de fracassadas tentativas, desceram o curso do rio chegando à Porto Itaguaçu, no dia 12 de outubro. Sem muitas esperanças, João Alves lançou sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em uma nova tentativa conseguiu apanhar a cabeça da imagem.
Envolveram-na em um lenço e, a partir disso, as redes se encheram de peixes. Durante 15 anos a imagem permaneceu na casa de Filipe Pedroso, um dos pescadores. Lá, as pessoas se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. Assim, toda a história foi se espalhando pelo Brasil e a casa de Filipe tornou-se pequena perante os milhares de devotos que iam visitar a imagem.
Então, em 1734, o vigário de Garatinguetá construiu uma capela o alto do morro dos Coqueiros. Já, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior, a Basílica Velha, inaugurada em 8 de dezembro de 1888.
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel, para pagar uma promessa, ofertou à santa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. A coroação se deu apenas em 08 de setmbro de 1904.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, o dia 12 de outubro foi decretado oficialmente feriado em homenagem à ela.
A imagem é de terracota e mede 40cm de altura. A cor "canela" que apresenta é devido à exposição à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesos pelos devotos.

 



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Você sabe o que é EPC?


EPC significa Encontro Paroquial de Catequistas e tem o intuito de aproximar a Equipe Diocesana dos Catequistas de base. Dessa forma, é possível aumentar a convivência, promover a troca de experiências, despertar no catequista o entusiasmo de estar no grupo, propiciar a maior participação e trabalho em equipe, enfim, perceber como é bom colocar-se no caminho da descoberta de coisas novas e do aprendizado.
Infelizmente, muitos catequistas não percebem o valor que esses encontros representam e, apesar de desenvolverem a Catequese nas Comunidades, apresentam aos Coordenadores Paroquiais uma série de motivos para não participar dos encontros de formação.
Os EPC's acontecem ao longo do domingo iniciando-se com a Missa Dominical e, em seguida, é desenvolvido um encontro trabalhando a seguinte mensagem: "O Catequista é uma pessoa portadora do dom da Vocação, portanto, necessita cuidar desde dom através da Espiritualidade e, desta forma, poderá melhor desenvolver, através dos Roteiros de Catequese, a experiência da Revelação Bíblica junto aos catequizandos.
O EPC é dividido em alguns momentos:
1 - Elementos da vocação na Bíblia e na vida do Catequista: este momento ajuda a encontrar na Bíblia, elementos nos personagens da história da Salvação que caracterizam um chamado e missão. Em seguida, descobrir estes mesmos elementos no seu ministério de Catequista.
2 - O modo de cuidar deste dom da vocação de catequista se dá através dos 4 pilares para o serviço de Evangelização e da Espiritualidade. É preciso saber o que é e qual é a espiritualidade de uma catequista, a qual molda em nós uma maneira de ser.
3 - Trabalha-se também a maneira de desenvolver a Revelação Bíblica através do Manual da Coleção Sementes para realizar o serviço da Catequese de Iniciação para a vida de Comunidade Cristã.
Tudo isso, é feito através de dinâmicas que vai se desenrolando ao longo do dia, além de trabalhos em grupo e reflexões!

Catequistas,
adotem com carinho esses encontros de formação para que vocês possam aprofundar esse dom tão bonito que Deus lhes deu, adquirindo mais conhecimento, partilhando com as demais catequistas experiências vividas e ainda, reafirmar o compromisso assumido repassando na sua Catequese tudo o que foi aprendido!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Iniciação Cristã: um novo caminho a seguir (Parte 3)

Como vimos no estudo anterior (parte 2), a Iniciação à Vida Cristã quer voltar a ser um processo profundo de mergulho na vida cristã. Para isso, o processo catequético de formação deve ser assumido como uma maneira ordinária e indispensável para introdução na vida cristã e como catequese básica e fundamental. Depois disso, virá a catequese permanente continuando o processo de amadurecimento da fé, na qual se deve incorporar um discernimento vocacional e a iluminação para projetos pessoais de vida.
Para entendermos mais facilmente como se dará o processo de Iniciação Cristã, temos a divisão em 5 capítulos, sendo eles:
I - Iniciação à vida cristã: por quê?
II - Iniciação à vida cristã: o que é?
III - Iniciação à vida cristã: como?
IV - Iniciação à vida cristã: para quem?
V - Iniciação à vida crsitã: com que contamos? Onde?
Através dessas reflexões em capítulos, é possível melhorar a prática catequética e impulsionar as comunidades, já que podemos estudar passo-a-passo o novo processo de Iniciação à Vida Cristã e entendermos mais claramente como tudo isso vai ocorrer.

Catequistas:
Estamos diante de um dos temas mais desafiadores da nossa ação evangelizadora. Então, como levar as pessoas a um contato vivo com Cristo?
Como fazê-los mergulhar nas riquezas do Evangelho?
Como iuniciá-los de maneira eficaz na vida da comunidade cristã e fazê-los participar da vida divina?

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas