sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Você sabe o que é EPC?


EPC significa Encontro Paroquial de Catequistas e tem o intuito de aproximar a Equipe Diocesana dos Catequistas de base. Dessa forma, é possível aumentar a convivência, promover a troca de experiências, despertar no catequista o entusiasmo de estar no grupo, propiciar a maior participação e trabalho em equipe, enfim, perceber como é bom colocar-se no caminho da descoberta de coisas novas e do aprendizado.
Infelizmente, muitos catequistas não percebem o valor que esses encontros representam e, apesar de desenvolverem a Catequese nas Comunidades, apresentam aos Coordenadores Paroquiais uma série de motivos para não participar dos encontros de formação.
Os EPC's acontecem ao longo do domingo iniciando-se com a Missa Dominical e, em seguida, é desenvolvido um encontro trabalhando a seguinte mensagem: "O Catequista é uma pessoa portadora do dom da Vocação, portanto, necessita cuidar desde dom através da Espiritualidade e, desta forma, poderá melhor desenvolver, através dos Roteiros de Catequese, a experiência da Revelação Bíblica junto aos catequizandos.
O EPC é dividido em alguns momentos:
1 - Elementos da vocação na Bíblia e na vida do Catequista: este momento ajuda a encontrar na Bíblia, elementos nos personagens da história da Salvação que caracterizam um chamado e missão. Em seguida, descobrir estes mesmos elementos no seu ministério de Catequista.
2 - O modo de cuidar deste dom da vocação de catequista se dá através dos 4 pilares para o serviço de Evangelização e da Espiritualidade. É preciso saber o que é e qual é a espiritualidade de uma catequista, a qual molda em nós uma maneira de ser.
3 - Trabalha-se também a maneira de desenvolver a Revelação Bíblica através do Manual da Coleção Sementes para realizar o serviço da Catequese de Iniciação para a vida de Comunidade Cristã.
Tudo isso, é feito através de dinâmicas que vai se desenrolando ao longo do dia, além de trabalhos em grupo e reflexões!

Catequistas,
adotem com carinho esses encontros de formação para que vocês possam aprofundar esse dom tão bonito que Deus lhes deu, adquirindo mais conhecimento, partilhando com as demais catequistas experiências vividas e ainda, reafirmar o compromisso assumido repassando na sua Catequese tudo o que foi aprendido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas