quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Iniciação à Vida Cristã... Por quê? (Parte 5)

Grandes figuras da Igreja acabaram por descobrir tarde a proposta de Jesus, como Santo Agostinho e Charles de Foucauld. Porém, isso pode ter contribuído para que eles experimentassem de uma entrega mais intensa e que de fato, tivessem consciência do vazio que é deixado devido à busca de outras coisas. Todos nós procuramos por Deus. Mas há pessoas que não mais O procuram se deixando levar pelo materialismo, imediatismo e por uma sociedade que valoriza outras conquistas. Estas pessoas poderão redescobrir essa necessidade básica, bem humana, de buscar qual é a fonte do mistério da sua própria existência. Aliás, todo ser humano vive buscando respostas sobre a sua própria vida ou sobre si mesmo (Quem sou eu? Por que estou aqui?). E a pessoa pode ser envolvida por muitas respostas que escondem essa busca, ou levem a caminhos perigosos e alienantes.
Segundo João Paulo II, na carta Fides et Ratio, essa necessidade de respostas é da própria natureza humana: "Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar à verdade plena sobre si próprio".
Quem chega à idade adulta sem obter essas respostas, estando ainda com dúvidas, precisa de um verdadeiro mergulho no mistério, com experiências profundas de diversas dimensões da vida cristã. Afinal, traz consigo toda uma vida, carregada de experiências, alegrias e decepções. Esse contato profundo não se realiza com um cursinho rápido ou uma catequese isolada, pois é uma adesão consciente de um Projeto de Vida.
Atualmente, muitas pessoas se sentem à vontade de dizer que não têm religião, ou ainda, que consideram insuficiente sua pertença eclesial. Alguns estão ligados perifericamente à Igreja, participando às vezes, ou se relacionando com católicos por trabalho, amizade e outros fatores. Outros se encontram mais afastados, com lembranças ruins de uma tentativa de aproximação, porém com anseios que poderiam ser supridos na Boa Nova se vivenciada conscientemente e com alegria.
É preciso evangelizar os adultos pois, aqueles que cresceram sem saber direito quais são as respostas para suas indagações precisam de um processo bem vivido de iniciação, a fim de compreenderem de fato qual é a fonte da sua existência.

CATEQUISTAS
Vocês acham fácil atrair os adultos e convencê-los a mergulhar neste mistério? Fazer com que eles compreendam o significado da sua existência? Considerando que estes se encontram indecisos, com dúvidas e questionamentos sobre si mesmos. Deixe sua opinião, postando um comentário, clicando em: Comentários, logo abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baixe os documentos 2012! (É só clicar no botão correspondente!)

Folhas Catequéticas